03 setembro 2012

Trilogia Jogos Vorazes - Resenha

Bom Dia pessoas, tudo bem?
Vamos a minha primeira resenha aqui do blog.

Vou falar de ...



Livro 1 - Jogos Vorazes 


Sinopse: Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura, Jogos vorazes é o novo fenômeno da literatura jovem. 
Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída sobre as ruínas de um lugar anteriormente conhecido como América do Norte. 

Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.

Minhas considerações: 

O que falar desse livro? Li apenas os primeiros capítulos antes de correr para assistir a versão do livro para o cinema. Claro que na telona a história é mais rápida e menos detalhada, já no livro você acompanha cada detalhe da vida dos atores principais.
Eu, particularmente, adoro ficção e histórias distópicas, então, amei esse livro.
Concordo que muitas partes chocam, como a morte da Rue (um tributo de 12 anos) e algumas cenas mais impactantes como a batalha final na cornucópia e a vitoria do casal Katniss e Peeta, que usou um recurso arriscado para atacar os Gamemakers (criadores dos Hunger Games).
Suzanne Collins realmente mostrou, de uma fora cativante e surpreendente,  a famosa política do "pão e circo", que se analisarmos bem, é o que vem acontecendo na nossa vida real ... hehe.
Recomendo de olhos fechados para os amantes de distopias, romances, suspenses, ação e muita emoção, é o que mais tem nesse primeiro livro da trilogia.

Livro 2 - Em chamas 




Sinospe: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro "Quarter Quell", uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.



Minhas considerações: 
Surpreendente!! A mesma reação que tive ao ler o primeiro livro da saga, mantive no segundo livro - não queria largar de jeito nenhum !!
Confesso que fiquei ansiosa em saber que Katniss e Peeta voltariam para a arena para o famoso "Quarter Quell", e a cada página um novo acontecimento e um novo suspiro ... sério, eu li o livro como assistiria o filme, falando sozinha e não acreditando no desenrolar dos acontecimentos.
Melhor parte - gostei muito da forma como Katniss sai da arena do "Quarter Quell" e de sua descoberta do Distrito 13. Muita tecnologia e um sentimento de começar do zero.
Mas isso ainda não acabou, agora ela terá que aguentar a ira do Capital, em especial do presidente Snow, que quer ver a meninas em pedaços.

Livro 3 - A Esperança 


Sinopse: O Último livro da saga é complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. O Capitol está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. 
Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.

Minhas considerações: 
Sensacional !!! Esse foi o livro que mais me prendeu, aliás, o terminei em menos tempo em relação aos outros. Muita emoção, suspense, fatos que você quer saber o final de qualquer jeito, é inevitável querer ler tudo em apenas um dia. A forma como Katniiss asumiu ser um Mockingjay e decida, parte em busca de sua única e verdadeira missão: matar o presidente Snow. 
Interessante como a história toma proporções absurdas nessa busca por justiça, muitos de seus amigos a acompanham e muitos deles morrem durante o caminho. 
Peeta foi regatado do Capitol mas está dopado com medicamentos que o deixam agressivos quando está proximo a Katniss; ela acha que ela é uma mutação criada para acabar com sua vida. 
E é exatamente esse o enredo que faz com que você fique grudada no livro: Será que ela consegue trazer Petta de volta a lucidez? Os dois vão ficar juntos? E Gale, o que será do melhor amigo de Katniss? 
O desfecho final é surpreendente, deixa aquele gostinho de quero mais !!
Melhor parte - Katniss mata duas pessoas com uma flechada só - Coin (lider do Distrito 13) e o presidente Snow, aliás a forma como ele morreu é bizarra. 

No mais essa trilogia é perfeita, não vejo a hora de ver os dois últimos filmes no cinema. 
Para comprar clique nos links abaixo: 


A Trilogia é da Editora Rocco

Amanhã volto com mais ... 
Beju !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu?
Dê seu comentário e contribua com suas histórias.
Beju !!