20 janeiro 2014

Desafio Literário de Janeiro - Coleção Feios / Perfeitos/ Especiais, Scoot Westerfeld

Bom Dia galera !!


Será que vou conseguir cumprir esse desafio?
Bom, mês de Janeiro é dia de Começar uma nova série !!
Saiba mais do Desafio Literário clicando aqui.
Vamos a resenha do primeiro livro:

Editora - Galera
Páginas - 385
Gênero - Ficção/Distopia 

Sinopse
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Juvevil mas interessante
Há tempos que quero ler essa coleção e nunca consegui, o desafio foi a desculpa perfeita. 
Apesar de ser um livro totalmente voltado para adolescentes, achei a leitura super gostosa e fácil de desenrolar. 
Algumas partes parecem meio chatas e até mesmos ridiculas, mas como disse, é um livro voltado para adolescentes. 
É interessante acompanhar o desenrolar da história de Tally, personagem princial e ver que no final ela era a mais esperta, ao contrário de sua amiga Shay. 
O livro termina com o gostinho de quero mais, e isso irá acontecer no segundo livro Perfeitos

E é sobre ele que falo agora ...

                                                     
Editora - Galera
Páginas - 364
Gênero - Ficção/Distopia 
Sinopse
Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.

Continuação excitante ...
Gostei dessa continuação do primeiro livro, apesar de ter muitas partes em que só a a narração e os detalhes são imensos, deixando tudo um tanto quanto chato, porém, mesmo assim a leitura flui exatamente por querer saber onde isso vai dar.
Aqui podemos ver como relamente funciona o "esquema" na Nova Perfeição - todos pateticamentes iguais o que faz você rezar para eles se mandarem de lá o mais rápido possível.
Ao ler o segundo livro é nítida encontrar uma certa semelhança com a personagem Bella de Crepusculo, que ficava dividida entre Jacob e Edward, nesse caso Tally estava dividida entre Zane e David.
E que final foi esse com a Shay se tranformando completamente, não gostei não.
Dá pare ver que o pessoal da "Divisão de Circurtânicas Especiais" não está para brincadeira não, são capazes de qualquer coisa para deixar todos domados.
Alguém aí sentiu uma certa semelhança com os nossos dias atuais? Pão e Circo? Não?
Se você ainda não leu, corre para ler.
Não pense que é apenas um livrinho para adolescentes, é muito mais que isso...
Leia com a mente aberta, sem preconceitos e o final "borbulhante" !!!!!, kakakaka ...
A contiação promete ...

... e é exatamente dela que falo agora !!

Editora - Galera
Páginas - 312
Gênero - Ficção/Distopia 
Sinopse
Circunstâncias especiais. As palavras dão arrepios a Tally desde seus dias como uma repugnante e revoltada Feia. Naquela época, especiais eram um boato sinistro - assustadoramente bonitos, perigosamente fortes, chocantemente rápidos. Perfeitos comuns podem viver uma vida inteira sem conhecer um especial. Mas Tally nunca foi comum. E agora ela se tornou um deles: uma super máquina de combate, construída para manter os feios humilhados e os perfeitos idiotas. A força, a velocidade, e a clareza e foco de seus pensamentos é a melhor coisa que Tally consegue lembrar. Na maior parte do tempo. Uma pequena parte do seu coração ainda se lembra de algo mais. Mesmo assim, é fácil ignorar isso - até Tally oferecer-se a acabar permanentemente com os rebeldes de New Smoke. Tudo se resume a uma escolha: escutar seu coração ou realizar a missão para que foi programada. De qualquer jeito, o mundo de Tally nunca mais será o mesmo.

Final Empolgante e tenso ... 
Nossa protaganista agora embarca em mais uma aventura, como vemos aqui ela, mais uma vez, se vê em uma situação e que não tem escolha, e com a ajuda de sua amiga Shay, ela se torna uma cortadora, o novo grupo das Circunstâncias Especiais.
Na Nova Perfeição a palavra de ordem era "borbulhante", porém aqui o barato agora é ser "sagaz", pois é, se manter sagaz significa deixar todos os seus super sentidos ligados ao máximo, a fim de cumprir a missão dada pela Sra. Cable a esse novo grupo, destruir a NOVA FUMAÇA.

Muitas emoções me tomaram nesse livro, chorei, ri, gargalhei, xinguei ... é incrível como esse MARAVILHOSO escritor nos faz entrar na história e ficar pensando - por que ele morreu !!! (leiam para saber quem foi).
Apesar de ser uma ficção, muitos dos elementos utilizados nos fazem pensar em como estamos cuidado do nosso planeta, de como estamos levando a nossa vida ... é para pensar mesmo galera !!.

A serie não acaba por aqui, temos ainda um quarto livro - Extras - onde teremos a narrativa na visão dos outros personagens ... quem vem comigo?

 
Editora - Galera
Páginas - 331
Gênero - Ficção/Distopia 

Sinopse
No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

Fantasia com um toque de realidade
Se eu já achei os três primeiros livros super futurístaa e totalmente voltadoa para a ficção, esse realmente me surpreendeu. 
Até achei que a personagem da Tally não iria aparecer, lendo engano, ela aparece como sendo a pessoa mais famosa da cidade, mesmo achando tudo isso uma grande idiotice. 
Agora a trama se reflete ao redor da personagem principal, Aya, uma japonesa de 15 anos que é uma extra, ou seja, não tem a fama que é super cobiçada por todos nesse lugar. 
Os novos gorvernos acharam que para você conseguir coisas você precisaria ter uma grande reputação, ou seja, ser muito famoso. 
Isso se consegue através de matérias divulgadas em canais individuais de cada cidadão - alguém aqui sentiu uma certa familiaridade com o que vemos na internet hoje em dia? Identifiquei na hora blogueiras atrás de fama e de sucesso através de seus look's do dia ou passo a passo de maquiagem, sério esse autor é um gênio. 

Achei interessante também essa relação que o autor faz com os personagens dos "Extras" marcianos, digamos assim, que estão constuindo navez para montar espaços habitáveis no planeta, afim de evitar ou fugir de um possível desastre mundial, também estamos vivendo esse clima de fim de mundo, certo? 
Porém mesmo gostanto de tudo isso, ainda achei que esse último livro veio bem como o próprio título nos diz, um "extra" dos outros três, achei que ficou meio deslocado em relação a história dos primeiros, ficando um pouco avulso em tudo isso.
Recomendo com ressalvas, se você gosta desse autor, irá amar, se não gosta é uma ótima oportunidade de ver que ele pode pecar em alguns trabalhos, porém sem deixar de ser um escritor incrível.

Bjinhuss e até mais ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu?
Dê seu comentário e contribua com suas histórias.
Beju !!