10 janeiro 2016

Filme X Livro - Insurgente, Verônica Roth

Editora - Rocco
Páginas - 509
Gênero - Ficção Juvenil

Sinopse
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Uma distopia além 
Tentei ser o mais neutra possível, porém pode conter algum SPOILER !!

Esperei poder assistir o segundo filme da saga para então ler o livro, quem me conhece sabe que gosto de ler o livro primeiro para depois ver o filme. 
A principio iria falar aqui apenas da resenha do livro, porém senti a necessidade de juntar um dois e dar o eu parecer (não que isso seja tão importante !). 

Insurgente começa com o caos, ou seja, com o resultado as ações feitas em Divergente.
Tris está totalmente perdida e deprimida, pois não consegue se perdoar por ter matado Will, e isso atrapalha um pouco em suas decisões. 
Eles são aparados pela Amizade, porém por pouco tempo.
Muitos segredos estão presentes a serem relavados aqui e a grande chave de tudo isso é exatamente Tris, que se acha uma zero a esquerda, porém é mais especial do que imagina. 
Esse livro trás a politica da história, em como as facções estão entrando em colapso e porque isso está acontecendo.
Nele também conhecemos um pouco mais das outras facções e dos sem-facções.
Porém o final é de surpreender, digno que largar tudo e querer ler o ultimo livro da saga. 
Agora, vamos a adaptação: 

Ao ler o livro senti aquela emoção absurda no decorrer dos fatos, sempre imaginando como isso seria retratado na telona, grande erro!
A adaptação não foi ruim, mas muitas coisas legais do livro ficaram de fora da versão cinematográfica. 
Li o livro com tanta sede que ao assistir o filme me engasguei. 
Sei que não dá para colocar o livro inteiro em um filme, mas senti falta de muita coisa. 
O começo do livro não existe no filme, cortaram completamente, muitas informações ficaram desencontradas e senti meio que um vazio. 
O final do filme teve um desfecho diferente em relação ao do livro, porém não mudou a história, aliás o final é tudo !!!!
Johanna, líder da Amizade é retratada no livro como uma mulher tranquila porém cheia de mistérios e que carrega uma cicatriz no rosto, detalhe esse que não vi no filme. 
Outra mudança é em como Tobias/Quatro é retratado: no livro ele aparece ser mais impaciente e briga mais com Tris, já no livro ele aparece como o bom mocinho que sempre está disponível para salvar sua amada. 
Outra cena que gostaria muito de ter visto no filme é do encontro de Max (capanga da Jeannine) e de Jack, líder da franqueza, sobre as exigências da líder da erudição em captar todos os divergentes. A ausência dessa cena não alterou o andamento da história no filme, mas gostaria muito de ter visto, assim como a cena quem que eles atravessam os prédios sem que em que os traidores da audácia, que estão sob os efeitos da simulação, os vejam - essa cena também não aparece. 

Apesar dos pesares recomendo os dois, tanto o livro, quanto o filme, porém vá sem compações, apenas para apreciar o enredo. 

Uma imagem



Palavras chaves
política, aventura, romance, controle

Saiba Mais

Deixem seus comentários !!

Bejinhusss ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu?
Dê seu comentário e contribua com suas histórias.
Beju !!