09 fevereiro 2017

Desafio 2017 - Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley





Livro que está na estante há mais de um ano

E para mais um item do desafio desse ano, um livro que está a mundo tempo esperando para ser lido. Aliás, tem vários livros com uma pequena quantidade de pó em minha estante, esperando ansiosamente para serem devorados, porem escolhi esse pois faz muito, muito tempo que queria ler. 

Então, vamos a resenha ... 


Editora - Globo
Páginas - 314
Gênero - Ficção/ Distopia 

Sinopse
Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime.
Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável mundo novo" é um dos livros mais influentes do século 20.

Palavra de ordem: Controle Civilizado

Já pelo prefácio, percebi que seria um livro diferente de tudo o que já li, e com o passar dos capitulos percebi porque. Gosto muito de livros e histórias de ficção, e esse livros está a tempos esperando para ser lido, resolvi me adentrar ao mundo que mais gosto e me surpreendi pela história completamente diferente da que estou acostumada. 
Os personagens desse mudo não conhecem e solidão, são condicionados a não terem medo da morte e possuem uma droga (Soma) para esquecer de todos os seus problemas. 
Assustador, assim posso concluir a sensação que tive ao ler o primeiro capitulo. Logo de cara o autor nos leva a uma realidade utópica desesperadora, em que a ciência e a biologia passam toda e qualquer linha do politicamente correto.
Manipulação de passa, lavagem cerebral e outras coisas impensáveis nos dias de hoje.

O capitulo II mantem o mesmo padrão de horror que o do inicio do livro, bebes são controlados, manipulados , como se fossem marionetes em um experimento, não gostei !!!



O capitulo III me fez quase desistir do livro, como assim, incitar crianças de 7 a 8 anos a práticas sexuais? Mesmo a contragosto, resolvi continuar , pensando que isso te trata de uma ficção. 



E no decorrer dos capítulos a história fica completamente absurda, com a narração e explicação de como os humanos são "criados" em laboratórios, a ideia terrível de alguém ter Pai e Mãe, nossa, nem sei mais o que dizer. 



Agora, tenho que concordar se você, assim como eu, gosta de livros dobre distopia, que aborda assuntos inteligentes, reflexivos e que nos envolve a cada frase, esse livro com certeza é para você. 
Apesar de tudo, recomendo. 

Resultado de imagem para admiravel mundo novo

Bjinhuss e até mais !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu?
Dê seu comentário e contribua com suas histórias.
Beju !!