30 outubro 2017

Desafio 2017 - Crônica de uma morte anunciada, Gabriel Garcia Márquez

- Livro que você acha a capa feia

Muitos já ouviram falar, não julgue o livro pela capa, mas vamos confessar que muitos nos fazem ter repulsa de tão feios que são, já outros são meio esquisitos, mas a sinopse nos intriga. 
Esse livro em particular possue várias edições com diversas capas, porém todas elas achei um tanto quanto estranhas. O que será que eu achei desse livro do nosso querido Gabriel Garcia Márquez, vamos lá? 



Sinopse
No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se às 5h30m da manhã. Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. O que explica a tragédia que se abateu sobre o protagonista de Crônica de uma Morte Anunciada? Neste romance curto de construção perfeita, García Márquez monta um quebra-cabeça cujas peças vão se encaixando pouco a pouco, através da superposição das versões de testemunhas que estiveram próximas a Santiago Nasar no último dia de sua vida.
Em que e em quem acreditar? Como descartar a parcialidade das versões e “o espelho quebrado da memória” dos envolvidos.


A porta fatal 

Leituras de tempos antigos são difíceis para mim, essa linguagem rebuscada e nada sucinta me deixa tontas as vezes, mas aqui o autor consegue, mesmos com esta linguagem retratar, em minuciosos detalhes tudo o que aconteceu com Santiago Nasar no dia de sua morte.
Ele narra, desde a primeira estrofe detalhes das roupas, da casa e dos últimos momentos do personagem central. Aos poucos vai inserindo demais personagens a fim de desvendar o mistério : quem matou, porque e como ele morreu. 
Ler esta narração é sofrível devido aos detalhamentos aos montes da história, mutas vezes pensei em avançar páginas, pular parágrafos, porque a enrolação era tanta e eu só queria uma coisa, saber quem matou Santiago e porque? 
Essa revelação é feita rápido até, mas um pouco confusa, quando se descobre uma coisa, aparece outra para nos deixar mais curiosos. 

O texto é interessante mas a forma como é contada é cansativa e massante, recomendo para quer gosta deste tipo de narrativa e para curiosos, que como eu, quando começa um livro, não a vê a hora de termina-lo. 


Um beijo e até mais !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu?
Dê seu comentário e contribua com suas histórias.
Beju !!